Sobre

II Seminário Criança e sua Participação na Cidade

II Seminário Criança e sua Participação na Cidade

O II Seminário A Criança e Sua Participação na Cidade tem como objetivo estimular o debate sobre a importância da inclusão das crianças na construção de uma cidade participativa, democrática, cidadã e voltada para a promoção da qualidade de vida de seus moradores, além de servir como instrumentalização para práticas de participação infantil.

O evento será realizado nos dias 11 e 12/09, em parceria com a Biblioteca Parque Estadual, localizada no centro do Rio de Janeiro, com atividades que envolvem adultos e crianças em reflexões e práticas sobre a participação infantil.

As atividades planejadas privilegiam a participação das crianças. Para promover o debate de forma ampla e diversa estão na programação diferentes grupos sociais, representantes de algumas regiões do país, experiências internacionais, especialistas no tema que compõem a Rede Nacional Primeira Infância e seu GT Participação Infantil, além dos finalistas e jurados do Prêmio Nacional de Participação infantil.

O seminário será dedicado a crianças, entre 3 a 11 anos, estudantes de escolas públicas, privadas e/ou participantes de projetos sociais, assim como a adultos especialistas e interessados no tema da participação infantil, professores e representantes do poder público da cidade do Rio e de instituições parceiras interessadas no tema. Adolescentes também são bem-vindos.


O CECIP e o Projeto Criança Pequena em Foco

O CECIP - Centro de Criação de Imagem Popular, fundado em 1986, é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos, que visa democratizar o acesso de amplas camadas da população a informações qualificadas, buscando, deste modo, construir uma sociedade consciente, ativa e participativa.

Atuando nas áreas de educação e comunicação, o CECIP concebe e realiza produções audiovisuais, publicações, formação de agentes de mudança e campanhas sociais, em resposta a demandas da sociedade. Em 28 anos de existência, o CECIP já implementou mais de 100 projetos, abordando os temas: jovens e comunicação, saúde de crianças e adolescentes, direitos de cidadania, educação infantil, equidade de gêneros, meio ambiente, e educação para paz, entre outros.

O Projeto Criança Pequena em foco, realizado desde 2011, com apoio da Fundação Bernard van Leer, Instituto C&A e United Way, é uma das ações do CECIP e tem como objetivo reduzir a violência contra crianças, tendo como estratégia a promoção da participação infantil na formulação de políticas públicas.

O Prêmio Nacional de Projetos com Participação Infantil e o Seminário A Criança e Sua Participação na Cidade são iniciativas desse projeto. O primeiro Seminário aconteceu em 2013 e promoveu importante debate sobre o tema e está registrado em uma publicação, disponível no link http://www.cecip.org.br/site/1-seminario-a-crianca-e-sua-participacao-na-cidade/